Informações para largar o vício de fumar

A cada ano, milhares de pessoas asseveram deixar o tabagismo.  Muitos estão aderindo ao slogan não fume. Entretanto, se eles buscaram tentar e falharam com os procedimentos formais de pôr fim ao vício do fumo – seja com o uso de gomas de nicotina, orientação ou variação do comportamento – eles geralmente olham para além do tradicional, com esperança de que a medicina alternativa possa afinal liberá-los de uma vida estabelecida pelo fumo.
Todavia os fumadores e os especialistas na área de saúde afirmam que o desafio de largar o cigarro é complexo. Peritos afirmam que quando se trata de parar com o tabagismo, não existe uma receita mágica. E enquanto muitas táticas alternativas encontram-se disponíveis – a começar da acupuntura, passando pela figura guiada até a auto-hipnose  elas, seguramente, não são solução, e para cada tabagista que ajudam, são capazes de deixar outro desapontado.

Deixar o cigarro é difícil

alternativa-deixar-cigarro A grande parte dos estudiosos concorda que, apesar de quão forte seja a sua determinação de parar de fumar, existem algumas forças poderosas que planejam contra você. Sem dúvida, nenhum procedimento de colocar fim ao hábito de fumar serve para todos, e a taxa de erros possivelmente é desestimulante. A maioria dos seres humanos larga o vício pelo menos três vezes antes de, enfim, encontrar um jeito de parar para sempre.
Não tem nada mais complexo do que parar de fumar, consentem estudiosos. Ninguém fuma porque é gostoso ou porque adora a sensação dos gases venenosos quentes que se movem ao longo da garganta. O indivíduo que fuma é viciado em nicotina.
Os especialistas elucidam que a partir do momento que você observa o que ocorre com as pessoas que estão nos ciclos da retirada do cigarro, entende que essa é uma angústia bastante significativa. Há fumantes que estão dispostos a comprometer a vida para continuar fumando.

Métodos alternativos para deixar o cigarro

Por outra forma, as abordagens alternativas para largar o vício possuem um número progressivo de seguidores – e eles mudaram certos dependentes em ex-fumantes definitivos. Um dos principais benefícios da grande parte destes procedimentos não tradicionais é a capacidade de convencer os fumantes a mudar. Os indivíduos descobrem que eles têm domínio sobre seu corpo que não imaginavam que possuíam. É uma prática de aprendizagem que os prepara para fazer alterações, entre elas, deixar o tabagismo, relatam os especialistas.
Entre as abordagens alternativas encontram-se a hipnose, que garante uma consciência desenvolvida. Junto com o controle de peso, a interrupção do tabaquismo é o incômodo mais famoso da hipnose. Utilizando esta técnica, os humanos ingressam em um modo de atenção focado e concentrado e tornam-se mais propensos a recomendações que enfraquecem o desejo por cigarros e fortalecem seu desejo de deixar o vício.
Ou seja, quando pesquisadores examinaram alguns estudos a respeito do uso da hipnose para pôr um fim ao tabagismo, eles perceberam que, à medida que os fumantes que estiveram em programas de hipnose tiveram maior sucesso na abstenção de cigarros do que os fumantes que não usaram qualquer mediação para parar o vício, essa abordagem parecia não ter benefícios no que se refere a outros programas populares de largar o fumo.

Imagens guiadas para largar o cigarro

alternativa-deixar-cigarro Se você pode mobilizar ilustrações vívidas em sua mente na queda de uma cinza de cigarro, as gravuras guiadas são capazes de ser uma experiência que vale a pena realizar. Empregando esse método, os seres humanos ingressam em um estado de relaxamento e, depois, constituem imagens na mente quais auxiliam a tocar sua mente inconsciente e reprogramam o sistema nervoso para resistir à fascinação de tragar.
As ilustrações guiadas são mais úteis na capacitação das pessoas para largar o fumo, dizem especialistas. Elas são capazes de ajudá-los a se preparar interiormente, suprimindo batalhas internas e dificuldades que são capazes de impossibilitar o caminho para desistir de deixar os cigarros.
Diversas pessoas são atraídas para o tabagismo pelas figuras que os convenceram de que podem sentir-se melhores caso fumem. As gravuras guiadas utilizam a própria mente das pessoas e as auxiliam a desenvolver outras gravuras que podem contrariar o suposto apelo do tabagismo, expondo que é um veneno tóxico o que está sendo inalado. A chave é romper o costume, romper o vício e aceitar que você não tem necessidade de um cigarro com o intuito de se sentir bem, afirmam estudiosos.

Parou de fumar? Acupuntura alivia a abstinência

A acupuntura, técnica de origem chinesa antiga, tem sido utilizada por milhares de anos para muitos tipos de enfermidades – e, nos dias de hoje, para determinadas pessoas que têm o interesse de vencer o vício pelo cigarro para sempre. Em um estudo, os participantes que haviam fumado por uma média de 23 anos receberam tratamentos de acupuntura com agulhas colocadas em partes que supunham induzir os órgãos relacionados ao tabagismo (como pulmões, as vias aéreas e a boca). Durante um período de cinco anos, esses membros fumaram menos e tiveram uma minimização do desejo de fumar, em comparação com um outro grupo de controle.
Estudiosos esclarecem que, em um cenário clínico, é possível achar diversas pessoas que dizem ter deixado de fumar, empregando a acupuntura. Contudo, em conjunto, os estudos clínicos acessíveis não deram provas persuasivas das vantagens da acupuntura, com grande parte da pesquisa levantando as indagações com respeito a capacidade da medicina alternativa de ajudar a deixar o hábito de fumar.
Profissionais que têm realizado a acupuntura para alívio da dor entre outros problemas de saúde há mais de trinta anos, verificaram que a acupuntura pode ser vantajosa no gerenciamento dos sintomas fisiológicos da abstinência da nicotina, provavelmente motivando a liberação de substâncias químicas do cérebro chamadas de endorfinas. A acupuntura pode regular os ajustes de nicotina, os nervos, as preocupações, a irritabilidade e a agitação de que as pessoas geralmente se queixam quando elas param de fumar.