seguranca-para-eletricidade

Dicas de segurança para eletricidade

Sabe quando chove muito forte e você fica sem energia, é ruim não é mesmo? Desde que a energia elétrica começou a fazer parte da vida cotidiana da humanidade, ficar sem ela não é uma opção.

Precisamos da eletricidade para tomar um banho quente, para resfriar nossos mantimentos, para carregar aparelhos e afins. O mundo não funciona mais sem a eletricidade. O que a energia elétrica tem de importante tem de perigosa. 

Não é incomum ouvir nos noticiários que alguém morreu eletrocutado. Infelizmente, muitas pessoas sem conhecimento acabam mexendo em fios de eletricidade e causando um grave acidente. Por isso, este post tem por finalidade apresentar dicas de segurança para eletricidade.

Algo que vai completar qualquer curso eletricista residencial Salvador.

Como evitar um acidente elétrico

  • A primeira dica de como evitar um acidente elétrico de sua casa é preventiva, ou seja, antes de fazer qualquer instalação na sua residência, contrate um profissional especializado, pois ele fará a instalação seguindo todas as normas de segurança, prevenindo um problema elétrico futuramente. 

Muitos acidentes elétricos ocorrem por descuidos bobos, pois manuseamos a eletricidade constantemente, seja ao ligar um liquidificador, tomar um banho ou até mesmo carregar o celular. Diante dessas ações tão comuns e rotineiras, as pessoas se esquecem de prevenir. 

  • Por isso, sempre que for ligar algum equipamento na tomada, certifique-se que este esteja desligado. Outra dica importante é verificar se a tensão da tomada é compatível com o equipamento. Se não for, seu equipamento deixará de funcionar e sua tomada sofrerá prejuízo.
  • Um hábito muito comum é trocar a temperatura do chuveiro. Porém, quando for fazer isso, sempre faça com o chuveiro desligado, se não você corre o risco de queimar a resistência do chuveiro. 
  • Um erro muito comum é trocar a lâmpada com o disjuntor ligado. Por mais que você pense que isso é normal e não traz nenhum risco, isso é uma mentira. Sempre que for fazer a troca de lâmpada, desligue o disjuntor. 
  • Às vezes, enquanto algumas pessoas lavam o banheiro, costumam jogar água na parede e molhar a tomada. Jamais faça isso, eletricidade e água são dois elementos que não combinam. Essa orientação serve para qualquer tipo de tomada.
  • Jamais toque em alguma tomada ou plugue com mãos e/ou pés molhados, você vai levar um choque. Assegure-se de estar com calçado e com todos os membros secos. Não lave o banheiro descalço, pois tem corrente elétrica passando por ele, às vezes só de tocar na parede já leva choque. Portanto, sempre ande calçado. 
  • Jamais deixe algum conduite exposto, assim como qualquer tipo de fiação elétrica. Isso pode causar muitos acidentes, como: curto circuito, problema de contato, impedindo que a energia chegue no local indicado e danificação. Nenhuma fiação deve de maneira alguma ficar em contato com a água.   
  • Sempre que for trocar algum componente elétrico, chame o técnico e desligue a rede. Talvez você pense que fazer uma simples troca é algo normal e nada de ruim pode acontecer, no entanto, é por pensar assim que muitas pessoas sofrem acidentes graves. 

fiacao-eletrica

Como identificar um possível acidente

Evita-se acidentes ao fazer o certo e também através da observação. Por isso é importante estar atendo a eletricidade da sua casa, pois algo grave pode estar acontecendo e você nem esteja se dando conta. Atenção para as dicas a seguir.

  • Se você notar que sua tomada está quente, faça uma verificação urgente e deixe de usar esse plugue. Se possível, desative. 
  • Às vezes o buraco da tomada fica escuro, isso sinaliza que seu circuito está sobrecarregado. Fique atento a esses sinais. 
  • Se algum fio começar a emitir cheiro de queimado, significa que algo vai pegar fogo. Por isso, evite fazer qualquer tipo de uso até resolver o problema.

Para resolver todos esses problemas, sempre chame o técnico. Em hipótese alguma, tente resolver o problema sozinho, senão, algo pior pode acontecer. O profissional conhece todas as regras de segurança, por isso, ele é o mais indicado para resolver qualquer problema elétrico na sua casa.

Como agir em caso de acidente elétrico

Nem sempre os acidentes poderão ser evitados, mas mesmo que eles ocorram, existem medidas de segurança após a tragédia. De fato, com a eletricidade não se brinca e nem vacila.

  • Caso alguém que você conheça esteja recebendo uma carga elétrica, jamais toque nessa pessoa, pois você não vai conseguir salvá-la e ainda corre o risco de morrer. Quando alguém recebe um choque elétrico só pode ser tocado quando não tiver mais contato com a fonte de energia ou caso a rede seja desligada. 
  • Jamais toque em cabos partidos, cercas elétricas ou qualquer objeto que transmita energia elétrica, só encoste se estiver desligada. 
  • Se alguém estiver pegando fogo devido uma corrente elétrica, jogue um tecido bem grosso, a fim de abafar, ou peça para ela rolar no chão. Isso vai apagar o fogo.
  • Só use água depois que tiver certeza que não existe mais nenhum contato com nenhuma corrente elétrica. Caso contrário, todo mundo ao redor vai sofrer curto circuito. 
  • Por fim, em caso de acidente com alguma corrente elétrica chame os bombeiros, eles saberão como proceder de maneira segura e eficaz. 

Como prevenir alguns acidentes

Dizem que prevenir é melhor que remediar, por isso, alguns acidentes podem ser evitados com pequenas ações. Se você tem criança pequena em casa, compre protetor de tomada, assim vai evitar que seu filho coloque o dedo na tomada. 

Observe as tomadas da casa e a fiação do chuveiro elétrico, procurando por alguma anormalidade. Caso haja mal contato de alguns plugues, desligue e faça a troca o quanto antes.

Por fim, a cada 5 anos chame o técnico para fazer uma revisão geral na sua casa. Se você seguir essas orientações, com certeza não terá nenhum problema na rede elétrica. 

Essas foram algumas orientações de como proteger você e sua família de acidentes com eletricidade. Sempre procure estar informado sobre como prevenir ou agir em certas situações, a fim de não cometer nenhum erro que possa custar a sua vida ou a vida de alguém próximo. Fique sempre alerta sobre a  rede elétrica da sua casa.